quinta-feira, 17 de março de 2011

CHACINA CANINA EM ANADIA QUE NÃO TEM CANIL MUNICIPAL

(Mais de meia centena de animais mortos)

O CANIL MUNICIPAL OU INTERMUNICIPAL E A POSIÇÃO DA CÂMARA FACE A SITUAÇÕES DE ATAQUES POR MATILHAS DE CÃES

O problema já se arrasta há vários anos e ainda muito pouco se sabe sobre a construção do canil municipal ou intermunicipal, inclusivamente o Presidente da Câmara demite-se de responder para quando e onde o canil municipal. (ver neste blogue pergunta feita pelo Grupo Municipal do CDS-PP Anadia na Assembleia Municipal)
Uma coisa é certa, vêm a público, através dos meios de comunicação social e também através de requerimentos apresentados pelos munícipes na Câmara Municipal, relatos de situações alarmantes de ataques por matilhas de cães, não só a pessoas, mas também a explorações pecuárias e familiares.


Todos sabemos, por ver no nosso dia-a-dia, dos caixotes do lixo virados, do lixo espalhado pelos jardins e ruas, do estado decadente em que se encontram muitos cães, dos locais que ocupam, etc...
Sabemos, por ser do conhecimento público, que estas situações acontecem e, se nada for feito, continuarão a acontecer.
Os animais, como cães, gatos, etc, numa sociedade desenvolvida, devem ser protegidos, assim como as pessoas e os seus bens também devem ser protegidos.


No entanto, a resposta do Presidente da Câmara não se pode reduzir a atribuir as culpas aos "proprietários que não salvaguardam devidamente os animais e as suas explorações"(citando as suas palavras).


A Câmara Municipal está obrigada por lei a construir um canil para fazer face a este flagelo e tem que se deixar de sacudir a água do capote.


Todos sabemos que há animais abandonados e que quem os abandona não o devia fazer, mas também sabemos que muitos deles nascem sem dono.


Por todos estes motivos é que deve existir um CANIL MUNICIPAL, os animais irracionais à semelhança dos humanos também têm a sua DIGNIDADE!








Sem comentários: