terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Paulo Portas acusa Governo de querer acabar com contratos de associação no Ensino Particular


Paulo Portas, acusou este sábado à noite, o Governo de pretender acabar com os contratos de associação com o ensino particular e cooperativo, privando do ensino "dezenas de milhares de crianças de todas as condições sociais".

Para o Presidente do CDS-PP "o Governo julga que está a atacar o ensino privado. Engana-se. Está a privar do ensino muitas crianças que sem o contrato de associação não têm oferta da escola do Estado", disse Portas, criticando ainda a alteração ao estatuto do Ensino Particular e Cooperativo que foi recentemente aprovada em Conselho de Ministros.

Estas acusações foram feitas num jantar em Albergaria-a-Velha, perante centenas de militantes, que marcou a tomada de posse de António Loureiro como novo presidente da distrital de Aveiro do CDS-PP.

Paulo Portas afirmou não conseguir entender como é que "a primeira coisa que ocorre ao Governo socialista é tentar liquidar os contratos de associação e fazer mal à liberdade de ensino em Portugal", quando está em causa "um dos poucos sectores que na Educação funciona bem e tem bons resultados escolares".

O líder do CDS alertou que esta medida vai "atirar para o desemprego milhares de professores e tornar insegura a vida de milhares de funcionários, destroçar milhares de famílias e deixar sem ensino dezenas de milhares de crianças de todas as condições sociais".

Garantindo que o CDS defenderá "a liberdade de ensino e a liberdade de escolha dos pais em relação à escola dos seus filhos", Portas anunciou que o partido acaba de entregar na Assembleia da República um diploma que defende o regime jurídico "transparente, estável e sólido" dos contratos de associação em Portugal.

Os deputados democratas-cristãos estiveram presentes no encontro que reuniu domingo, em Calvão, Vagos, pais e alunos dos quatro estabelecimentos particulares católicos da diocese de Aveiro, para discutir a alteração ao estatuto do Ensino Particular e Cooperativo.

Sem comentários: